5 de setembro de 2010

JavaEE: Servlets

Quando se trata do desenvolvimento de aplicações web em linguagem de programação Java, deve-se conhecer os servlets, pois os mesmos são a base nesse tipo de desenvolvimento. Esta tecnologia, é a base para outra tecnologia Java, conhecida como JavaServer Pages (será estudada na próxima aula). De forma mais simples, os servlets são classes que dinamicamente processam requisições(request) e respostas(response).


Benefícios
As aplicações desenvolvidas em tecnologia servlet, ganham em desempenho, pois os mesmos não são criados todas as vezes em que o usuario os solicitam, isso quer dizer que depois de solicitado uma vez, o servlet permanece na memória esperando uma nova solicitação.
Outra vantagem é a portabilidade, isso já vem da própria plataforma Java. Aplicações web em Java rodam em outros sistemas operacionais sem problema.
Por ser uma tecnologia Java, o desenvolvimento com servlets tem um rápido ciclo de desenvolvimento, devido a rica biblioteca do Java.
Com aplicações que são gerenciadas pela Java Virtual Machine não há porque o desenvolvedor se preocupar com o gerenciamento de memória, pois esta possui um "coletor de lixo" que é executado de tempos em tempos eliminando objetos que perderam a referência na memória, liberando assim mais memória para a execução do sistema. Tornando assim um sistema mais robusto.
Além da linguagem Java ter uma ampla aceitação no mercado, tanto é que inúmeros fabricantes trabalham com tecnologias baseadas em Java.
Lembrando os conceitos da aula anterior...
*Request: são requisições feitas ao servlet, representada por exemplo, pelo submit de um formulário.
*Response: são respostas dadas à requisições feitas ao servlet. Um servlet recebe um request, trata o mesmo e retorna um response.
*método doGet: Este é chamado quando uma solicitação HTTP é enviada através do método GET. Lembrando que GET é o método padrão em HTTP, sendo assim quando o servlet é chamado pela primeira vez a partir de um brower da web, digitando-o na URL, o método doGet é executado.
*método doPost: Quando um formulário é submetido utilizando o método POST e enviado a um servlet, este executa o método doPost para tratar os dados enviados.

O arquivo web.xml
Serve como um descritor das funcionalidades e caracteristicas da sua aplicação. Ele determina como os servlets são mapeados para os URLs, ou seja, é a partir desse mapeamento que o servlet pode ser acessado pelo navegador, sem este mapeamento não é possível ter acesso ao servlet.
Segue trecho do mapeamento de um servlet: Hello.java


Explicando as tags...
servlet : definindo o servlet;
display-name : nome de visualização do servlet;
servlet-name : nome do servlet;
servlet-class : localização da classe;
servlet-mapping : mapeando o servlet para ser acessado pela URL;
url-pattern : URL pela qual o servlet será acessado, exemplo: http://localhost:8080/MeuProjeto/Hello

Exemplo de implementação do servlet Hello.java:


Resultado no navegador:




Depois dos conceitos, iremos praticar o que foi visto!


Referências
KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Ciência Moderna, 2002.

Um comentário:

Deixe seu comentário... ;)