20 de setembro de 2010

JavaEE 5: CRUD com JSP e Servlet - Parte II

Continuando a aula do dia 18/08/2010, vamos implementar o alterar e o remover de nossas categorias.
Altere a página index.jsp, para que ela fique com o seguinte código:

Depois de salvar as alterações o resultado é o seguinte:
Perceba que foram adicionados dois links: um para a página alterarCategoria.jsp e outro para a removerCategoria.jsp, ambos passando o código da categoria por parâmetro na própria URL. Porém essas páginas ainda não estão criadas, então vamos começar a criar e implementar as mesmas.

Implementando o alterar:

Inicialmente vamos alterar nossa classe Categoria_DAO.java, incluindo nela os métodos para selecionar a categoria pelo código da mesma, e o método de alterar a categoria:
Obs.: o método selecionar(int codigo), será reutilizado quando for implementado o remover.

Dentro do pacote control, crie um Servlet com o nome de AlterarCategoria.java, implemente o método doPost como a imagem abaixo:


Dentro do WebContent crie uma nova página JSP, com o nome de alterarCategoria.jsp, lembre-se que a action do form, é nosso servlet AlterarCategoria.java:
Ao clicar em Alterar no index.jsp, o resultado será este (perceba que o código da categoria sendo passado por parâmetro na URL):

Estando assim finalizado os passos para alterar nossa categoria.

Implementando o remover:

Novamente vamos começar alterando a classe Categoria_DAO.java, para incluir o método remover:
Dentro do pacote control, crie um Servlet com o nome de RemoverCategoria.java, implemente o método doPost como a imagem abaixo:

Dentro do WebContent crie uma nova página JSP, com o nome de removerCategoria.jsp, lembre-se que a action do form, é nosso servlet RemoverCategoria.java:

Ao clicar em Remover no index.jsp, o resultado será este (perceba que o código da categoria sendo passado por parâmetro na URL):

Estando assim finalizado os passos para remover nossa categoria.

7 comentários:

  1. Parabéns pela didática e simplicidade!
    Era isso que eu queria! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fico feliz em ter ajudado =)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Vou conseguir fazer um sistema de cadastro de fiéis para uma igreja aqui perto de casa utilizando esse modelo. Sei que daqui para frente tem mais coisas mas foi dado um passo muito importante, porque a maioria dos tutoriais não abrange a Web, JSP, CRUD e o Eclipse!! Foi sensacional, muito bom!!! Sou macaco velho da informática, trabalhei com cobol entre outras coisas e nunca tinha visto um exemplo que funcionasse mesmo. Adaptei para a minha necessidade e ficou muito bom! E o que é mais importante é que é independente de S.O., porque tenho em mente fazer um projeto para uma instituição que só tem Linux..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) fico feliz em ter contribuído para isto, mas vc já pensou na possibilidade de fazer algo mais atualizado com JSF 2.0?

      Excluir
  4. Parabéns excelente post muito bem detalhado de fácil compreensão, esta contribuindo muito para eu fazer os trabalhos da faculdade, estou aprendendo muito com esse post.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns muito bom o post, mais gostaria se possível de ver o DAO de buscar e seu Servlet e como chama-los em uma jsp, tenho dúvidas de como implementar! seria possível?

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado por divulgar este material.. Ajudou e muito para entender melhor sobre servlet, DAO e um pouco sobre MVC..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... ;)