1 de setembro de 2010

JavaEE: Conceitos básicos

Aplicações Web
Aplicações desse tipo são executadas a partir de navegadores de Internet (ex: Internet Explorer, Firefox...). Não necessitam de instalação na maquina dos clientes, são instaladas e executadas em servidores. Isso facilita na atualização e na manutenção do código fonte, já que o mesmo fica num único lugar, e ao ser atualizado essa atualização fica disponível na mesma hora para todos os usuários.

Aplicação Desktop X Aplicação Web
Uma aplicação Desktop geralmente tem no mesmo lugar, a visualização e a lógica, sendo assim o processamento fica todo na maquina cliente, podendo compartilhar um servidor de banco de dados.
Tratada como arquitetura de software two-tiers.


Uma aplicação Web tem sua visualização e lógica divididas, ou seja: a visualização fica disponível a maquina cliente, e a lógica é processada em um servidor de aplicação. Tratada como arquitetura de software multi-tiers ou n-tiers.


Servidor de Aplicação
Trata-se de um software que dispõe de um ambiente de instalação e execução de certas aplicações, tem como objetivo abstrair do desenvolvedor algumas das complexidades de um sistema computacional. Por exemplo: JBoss, GlassFish...

Java Enterprise Edition
Trata-se de um conjunto de especificações e um guia de práticas para o desenvolvimento de aplicações web, em linguagem de programação Java. Essas especificações juntamente com o guia permitem o desenvolvimento, instalação, execução e gerenciamento de aplicações n-tiers ou n-camadas no servidor. É uma plataforma completa, robusta, estável, segura e de alta performance.

Servlets
Pertencem a plataforma Java EE. São basicamente classes que dinamicamente processam requisições e respostas. Os principais pontos a ser entendido de um servlet são: request, response, método doGet e método doPost.
Request: são requisições feitas a servlet, representada por exemplo, pelo submit de um formulário.
Response: são respostas dadas à requisições feitas ao servlet. Um servlet recebe um request, trata o mesmo e retorna um response.
doGet: Este é chamado quando uma solicitação HTTP é enviada através do método GET. Lembrando que GET é o método padrão em HTTP, sendo assim quando o servlet é chamado pela primeira vez a partir de um browser da web, digitando-o na URL, o método doGet é executado.
doPost: Quando um formulário é submetido utilizando o método POST e enviado a um servlet, este executa o método doPost para tratar os dados enviados.

JavaServer Pages (JSP)
É uma tecnologia para aplicações web em plataforma Java, bem similar a PHP, ASP, entre outras linguagens voltadas a web. Uma das vantagens desta linguagem é a portabilidade por causa da plataforma Java. Os arquivos são salvos em extensão .jsp .(Mais utilizada na versão do JEE 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... ;)