5 de agosto de 2010

UML: Trabalhando com a diagramação

Dado o seguinte cenário:
"Um grande hotel dispõe de apartamentos para os seus hóspedes. Cada aposento tem seu valor e um numero para identificação. Ao ser feito a hospedagem, caso o hóspede não esteja cadastrado, o mesmo deve ser realizado. Na hospedagem devem constar dados como: data de entrada e data de saída, além de que a hospedagem pode ter mais de um aposento. Uma hospedagem tem uma conta, é nela que deve constar o valor. O hóspede também pode solicitar serviço de quarto (refeições entregues em seu aposento) ou consumir alimentos e bebidas no restaurante do hotel. Em ambos os casos, o registro é feito pelo funcionário diretamente na conta da hospedagem, sendo assim em uma conta pode haver mais de um registro de consumo. Na ocasião da saída do hóspede, é feito o fechamento da conta, no fechamento deve apresentar todos os gastos de consumo do hóspede. Não será necessário a implementação do pagamento. "

A partir do cenário dado geramos o seguinte diagrama de casos de uso:


E também o seguinte diagrama de classes:


No NetBeans vamos criar um novo projeto do tipo Aplicativo Java com o nome de Hotel.
Dentro do projeto encontramos os Pacotes de código-fonte, dentro deste iremos criar um novo pacote chamado model, onde ficarão nossas classes de modelo. Essa classes devem ser implementadas apenas com os atributos, getters e setters, de acordo com o diagrama de classes.

A estrutura final do projeto será a seguinte:


5 comentários:

  1. Oi Andii, adorei este CRUD que você fez começando desde a modelagem... está muito bom e consistente. Meus parabens, descobri o seu blog por acaso e quero ser assinante assíduo dele... já estou me cadastrando nos feeds. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oie! Muito obrigada pelo comentário, acredito que logo logo volto com mais postagens :D

    ResponderExcluir
  3. Faço das palavras do Gabriek as minhas Andii..estou apredendo muito com seus posts!
    Já virei fã! haha

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Meck Informática :)

    ResponderExcluir
  5. Cade as continuações, é sempre bom nos finais deixar os links da continuação brother !
    Mas está de parabéns ... Nota 10 ;) Gostei mt e irei indicar !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... ;)