31 de julho de 2010

[OFF] PyXiS: Sistema de Avaliações Online!

Aqui vai uma descrição do que foi meu sistema defendido em banca para minha formação de tecnóloga, com orientação de Giovanni David Mazzoneto.

----------------------------------------

Resumo

Este trabalho foi elaborado com a intenção de ajudar professores e alunos nos processos de elaboração (professor), resolução (aluno) e principalmente correção de avaliações (professor) quando descritivas, que por serem digitadas tornam-se mais legíveis, não tendo conflito entre professor e aluno por má interpretação de respostas. A partir do projeto foi desenvolvido um sistema ágil, prático e de fácil compreenção. Isto por meio das tecnologias escolhidas para o desenvolvimento do software. Com o intuito de mostrar que pode-se desenvolver ótimos sistemas a partir de tecnologias gratuitas, este sistema foi desenvolvido completamente com essas tecnologias, exemplo: PHP, MySQL* e Apache.

*O MySQL só é gratuito para sistemas que também serão gratuitos, caso seja cobrado pela utilização do sistema, o desenvolvedor deverá adquirir uma licença válida para o banco de dados.

Definição do Problema

Quando um professor decide aplicar uma avaliação ou mesmo um trabalho para que possa ser resolvido através do computador, este acaba encontrando algumas dificuldades em relação a aplicação dos mesmos, isso pois os arquivos (geralmente com extensão .doc – Microsoft Office Word) utilizados para este fim, precisam ser baixados de algum site, ou passados por dispositivos de armazenamento (ex: pendrive) de máquina em máquina, perdendo assim muito tempo até que todos os alunos estejam com esses arquivos, e quando respondidos, este arquivo deve ser enviado por e-mail ou mesmo devolvido por estes mesmos dispositivos. Assim o risco das avaliações/trabalhos serem “estraviadas” é muito grande.

Objetivo

Um Sistema de Avaliações Online tem como principal objetivo ajudar professores e alunos na elaboração, aplicacação e correção das avaliações de forma simples e funcional, gerenciar instituições, professores, disciplinas e turmas.
O sistema será feito para rodar em navegadores Web, não sendo necessário a instalação de programas em máquinas clientes, as únicas exigências deste sistema é que haja computadores ligado Internet.
Aprensenta-se abaixo os usuários do sistema:
• administrador: responsável por gerenciar as instituições cadastradas;
• instituição: este usuário será um responsável pela instituição e terá como principal função cadastrar e gerenciar professores e turmas/disciplinas, além de poder visualizar as avaliações resolvidas que são filtradas por turma/disciplina;
•professor: usuário principal do sistema, sendo responsável por executar as principais funcionalidade (elaboração e correção de avaliações);
•aluno: este participará apenas na função de resolver as avaliações.
Os usuários: administrador, instituição e professor contarão com login e senha para acesso. Quando o usuário instituição cadastrar uma turma/disciplina, terá que informar um login para a mesma. A senha será criada pelo professor ao liberar a avaliação para ser resolvida pelos alunos, nisto ele terá que informar o login (turma/disciplina) e a senha (avaliação) para que os alunos tenham acesso. Ou seja, cada avaliação terá uma senha criada pelo professor.
Depois de terminar a edição das questões, o professor deve finalizar a avaliação liberando assim a mesma para ser resolvida pelos alunos. Quando o professor decidir terminar o tempo para resolver a avaliação, basta encerrá-la que esta ficará disponível para ser corrigida. Para finalizar, depois de todas as avaliações dos alunos estiverem corrigidas o professor deverá arquivar essa avaliação, que ficará disponível apenas para ser visualizada.


----------------------------------------

Segue a tela inicial:


4 comentários:

  1. É sim, mas o código é uma bagunça (eu não sabia programar na época rs) e também não está hospedado em nenhum lugar, caso se interesse posso disponibilizar o código fonte.

    ResponderExcluir
  2. Tem como me enviar o código de seu projeto para eu dar uma estudada. Estou montando meu TCC nesta área . Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... ;)